Mulheres do interior de SP transformam estamparia em arte, renda e impacto social através de oficinas gratuitas.

Um grupo com 25 mulheres em Cerquilho, interior de São Paulo, está participando de uma oficina gratuita de estamparia artesanal em tecidos e produção de estêncil. Essa iniciativa inédita visa promover o upcycling, incentivando as participantes a reutilizar materiais descartados na criação de peças exclusivas. O objetivo é fortalecer a economia criativa e ressaltar a importância da sustentabilidade na produção artística e comercial.

O projeto foi realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP, por meio do PROAC/ ICMS. O curso, direcionado a mulheres cis e trans de baixa renda, está ocorrendo em Cerquilho até o dia 6 de junho, com apoio da Secretaria do Trabalho. Além disso, o projeto será expandido para Campinas e Lençóis Paulista, em São Paulo, ainda este ano, beneficiando 25 alunas em cada cidade. As datas e informações de inscrição serão divulgadas em breve, e as oficinas terão uma carga horária total de 40 horas.

A técnica do estêncil é bastante versátil para criar e reproduzir desenhos e padrões de forma rápida e precisa. Os artesãos utilizam tinta sobre um molde vazado, feito de diversos materiais, para aplicar estampas nos tecidos. Uma das principais vantagens do estêncil é a capacidade de replicar o mesmo design várias vezes com consistência, sendo amplamente utilizado na produção artística, como na serigrafia e na personalização de produtos.

Além do ensino técnico, o projeto integra arte e economia circular, oferecendo aulas de empreendedorismo e gestão para pequenos negócios às participantes. Isso permitirá que elas comercializem suas próprias criações de estamparia. O objetivo é criar oportunidades em comunidades com acesso limitado à cultura e ao mercado de trabalho.

A ação é realizada pela Frida!, produtora cultural que há 14 anos promove iniciativas sociais e criativas para levar arte e empreendedorismo a áreas em situação de vulnerabilidade social. Ao final das oficinas, as peças serão exibidas em uma exposição comunitária aberta ao público. Além disso, a produção das alunas estará disponível em um site interativo do projeto, que oferecerá videoaulas para ampliar o impacto da iniciativa.

Essa iniciativa conta com o apoio exclusivo da Desktop, empresa de telecomunicações eleita a melhor internet do Estado de São Paulo, que reforça seu compromisso com ações de impacto positivo nas comunidades onde atua, promovendo acesso à cultura, geração de renda e empoderamento feminino por meio da educação e da arte.

O post Estamparia que transforma: mulheres do interior de SP criam arte, renda e impacto social com oficinas gratuitas apareceu primeiro em Fashion à Porter.

By Beleza Transformadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados