Procedimento com vesículas derivadas do sangue do paciente avança no combate à inflamação, estimula regeneração e já mostra resultados promissores
A estética regenerativa tem incorporado novas técnicas capazes de potencializar o próprio poder de recuperação do organismo. Uma das mais promissoras é a terapia com exossomas autólogos, pequenas vesículas extracelulares obtidas a partir do sangue do próprio paciente, que atuam como mensageiras celulares, levando sinais bioquímicos para reparar tecidos, modular inflamações e estimular a produção de colágeno.
Estudos recentes publicados no Journal of Translational Medicine apontam que exossomas derivados do próprio paciente têm alto potencial anti-inflamatório, reduzem o estresse oxidativo e promovem regeneração tecidual de forma segura. Em estética, já vêm sendo aplicados para suavizar rugas, melhorar textura e firmeza da pele, acelerar a recuperação pós-procedimentos e estimular o crescimento capilar em casos de rarefação ou queda dos fios.
Para a dermatologista Dra. Carla Vidal, membro da Academia Norte-Americana de Dermatologia, a abordagem representa “uma evolução na personalização de tratamentos, porque utiliza componentes do próprio corpo para acionar mecanismos naturais de reparo, com menor risco de rejeição ou efeitos adversos.”
Ela explica que, diferentemente de terapias apenas preenchedoras ou estimuladoras, os exossomas “funcionam como uma rede de comunicação entre as células, despertando a capacidade intrínseca de regenerar tecidos. Isso pode beneficiar não só a estética, mas também a saúde cutânea de forma global.”
O tratamento, no entanto, requer indicação médica criteriosa. “Apesar dos resultados animadores, é fundamental que o procedimento seja realizado em ambiente controlado, com protocolos validados e acompanhamento profissional. Como qualquer inovação, precisa ser usada com responsabilidade para garantir segurança e eficácia”, reforça a médica.
Com o envelhecimento populacional e a busca por soluções que aliam ciência e naturalidade, os exossomas autólogos se consolidam como uma das apostas mais relevantes da dermatologia regenerativa nos próximos anos.
Sobre a Dra Carla Vidal:
Dra Carla Vidal é médica formada pela Universidade Federal de Alagoas, especializada em dermatologia e cirurgia dermatológica pela Faculdade do ABC e desde 2006 está à frente da clínica que leva o seu nome, em São Paulo.
Defensora da beleza natural e da aceitação que o envelhecimento vem para todos, mas pode ser vivido em sua melhor versão, Dra Carla trata da saúde da pele antes da estética, já que sem saúde não há beleza. Entre os seus pacientes assíduos estão as maquiadoras Fabiana Gomes e Vanessa Rozan, a atriz Viviane Pasmanter, o ator e diretor de musicais Cleto Baccic, a influenciadora Bia Perotti e outros nomes.
Frequentadora assídua de cursos e atualizações nacionais e internacionais, Dra Carla e seu time de dermatologistas entregam o que há de mais moderno para seus pacientes.
Tatiana Fanti - Prima Donna Comunicação 11 988828504 [email protected] https://www.instagram.com/primadonnacomvc/
