Pesquisa revela que 86% das brasileiras fazem as unhas ao menos uma vez por semana

A crescente preocupação das brasileiras com os cuidados estéticos, especialmente na região das unhas, tem gerado um impacto significativo no setor de beleza nacional. Segundo uma pesquisa realizada pela Mundial/Impala, 86% das mulheres no Brasil fazem as unhas pelo menos uma vez por semana. Esse dado reflete uma mudança de comportamento e revela o fortalecimento das esmalterias, que se tornaram não apenas um serviço de rotina, mas um investimento signficativo no cenário de beauty & wellness.

Maurício Cesar, CEO da Unhas Cariocas, maior rede de esmalterias do mundo, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), comenta sobre os motivos que fazem com que as brasileiras se dediquem tanto ao cuidado das unhas – “A relação das mulheres com a estética no Brasil vai muito além da aparência externa, é uma questão de autoestima. As unhas são, para muitas, um reflexo do cuidado consigo mesma, e esse cuidado se traduz em bem-estar”, esclarece.

A busca por praticidade e conveniência também tem levado muitas redes de esmalterias a se destacarem no mercado. Estabelecimentos que oferecem serviços sem a necessidade de agendamento e com atendimento ágil têm se mostrado cada vez mais populares, especialmente em uma rotina corrida. Esse modelo de negócio foi o que impulsionou a Unhas Cariocas a alcançar mais de 100 unidades em todo o Brasil, com um faturamento superior a R$ 54,5 milhões em 2024. A rede registrou um crescimento de 27,6% em relação ao ano anterior e um aumento expressivo no número de atendimentos, que superou 675 mil serviços realizados.

“As mulheres buscam por soluções rápidas e eficientes, e nós percebemos que, ao oferecer um serviço rápido e de qualidade, conseguimos atender a essa demanda crescente. Isso impulsionou nosso crescimento e consolidou nossa marca como líder do setor”, explica Maurício.

 

Como montar uma esmalteria de sucesso?

Para quem deseja abrir uma esmalteria de sucesso, o primeiro passo é entender as necessidades do público e buscar sempre a inovação. De acordo com o CEO, é fundamental ter um diferencial competitivo que combine qualidade e praticidade. “A chave para o sucesso está em oferecer um serviço que seja rápido, mas que, ao mesmo tempo, preserve a excelência no atendimento e nos resultados. O cliente não quer perder tempo, mas também não quer abrir mão de um bom trabalho”, afirma.

A localização também desempenha um papel importante para o sucesso de uma esmalteria. Estabelecimentos de fácil acesso, como shoppings, centros comerciais e áreas de grande circulação, têm maiores chances de atrair um público maior e mais diversificado.

Ele reforça que é importante que o oferecimento de serviços seja flexível, oferecendo horários de funcionamento que atendam tanto a clientes que buscam atendimentos rápidos durante o dia quanto aqueles que precisam de horários à noite. “O segredo é oferecer aos clientes não apenas um serviço, mas uma experiência que se encaixe perfeitamente em seu dia a dia”, explica Maurício.

O processo de fidelização é outro ponto fundamental. Manter um bom relacionamento com os clientes, incentivando o retorno através de programas de benefícios e ofertas especiais surge como determinante para o sucesso a longo prazo.

Cabelos, corpo e rosto também apresentam destaque

O setor de beleza brasileiro não se limita apenas ao cuidado com as unhas. O mercado de serviços estéticos para cabelos, corpo e rosto tem se expandido significativamente, com o público cada vez mais atento às novas tendências e tratamentos.

Nesse cenário, a Escova Express, rede também fundada por Maurício Cesar, é um exemplo. A marca alcançou um faturamento superior a R$ 3,5 milhões em 2024, com mais de 31 mil atendimentos realizados, o que representa um aumento de 34,3% em relação ao ano anterior. O desempenho positivo se manteve ao longo de 2025, quando a rede registrou R$ 278 mil em receita no mês de janeiro, um crescimento significativo em comparação aos R$ 238 mil registrados no mesmo período do ano anterior.

Além dos cuidados com as unhas, serviços como penteados, escovas, tratamentos nos cílios e drenagens corporais também têm se tornado cada vez mais populares entre as brasileiras. O foco na estética está em alta, e as redes de franquias especializadas têm se adaptado a esse movimento, oferecendo serviços rápidos, eficientes e com resultados de alta qualidade.

“Hoje, a mulher brasileira busca um cuidado completo, que envolva desde a cabeça até os pés, e as redes de serviços estéticos precisam se atentar a essa demanda crescente”, conclui Maurício.

Sobre a Unhas Cariocas:

Considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, a Unhas Cariocas preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos. A rede possui 95 unidades em todo o país e recebeu, por dois anos consecutivos, o selo de excelência da ABF. É possível investir a partir de R$115 mil, com faturamento médio estimado em torno de R$80 mil e o prazo de retorno entre 12 a 24 meses.

Lucky Assessoria
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By Beleza Transformadora

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