Como a qualificação profissional pode evitar riscos à saúde e resultados estéticos indesejados

Em tempos onde a busca por procedimentos estéticos e cuidados com a saúde apresenta constante crescimento, aumenta também o número de casos que se complicam pela falta de qualificação profissional. De acordo com a Pesquisa Global Anual sobre Procedimentos Estéticos/Cosméticos da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), nos últimos quatro anos o número de atendimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos cresceu 40%. O que vem de encontro a esse fenômeno é o despreparo que, em muitos casos, pode levar a graves complicações, principalmente para a saúde física. Além de diploma, a qualificação envolve o domínio de técnicas, o conhecimento científico atualizado e a capacidade de lidar com situações imprevistas. 

Para Carla Ferreira, gerente do corpo clínico da Botoclinic, rede referência em harmonização facial do Brasil, tudo começa ao escolher o procedimento e quem o realizará. O primeiro passo é certificar-se de que o profissional possui formação reconhecida e registros em seus respectivos conselhos. O ambiente também é fator determinante,  devendo ser limpo, organizado e equipado com materiais de qualidade. Nunca se esqueça de checar as referências do local”, afirma.

Profissionais bem preparados estão aptos a oferecer serviços de qualidade, minimizando erros e maximizando a satisfação dos clientes. Dessa forma, precisam ter total conhecimento técnico. “Os procedimentos necessitam de conhecimento da anatomia humana, dos produtos utilizados e das possíveis reações que podem causar. Aqui no corpo clínico além da formação especializada, os profissionais passam por treinamentos internos, que garantem a padronização e a qualidade dos atendimentos em todas as unidades. Isso nos permitiu, por exemplo, realizar 150 mil procedimentos no último ano com um índice de intercorrências de apenas 0,45%”, explica Carla.

Todos esses cuidados são necessários para evitar erros ou resultados indesejados, que podem afetar seriamente a saúde. “O uso inadequado de produtos ou a falta de higiene durante procedimentos pode levar a infecções, reações alérgicas e até mesmo quadros de septicemia. Dessa forma, o uso de produtos de ponta aplicados por profissionais altamente qualificados faz total diferença no resultado esperado”, completa. 

Carol
11978903732
[email protected]
By Beleza Transformadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados